Grupo Dramático MONTE AVENTINO

A Nossa História
Agremiação Cultural e Desportiva
Fundada em 12 de Outubro de 1924
Instituição de Utilidade Pública
Esta Colectividade teve origem na rua Bento Carqueja, 45 num grupo de passeio "Os Fidalgos de Meia Tigela" e estava vocacionada para a actividade de beneficiência, através de donativos aos pobres do bairro.Daí que a primeira designação foi" Grupo Dramático e Beneficiente do Monte Aventino".Através do seu grupo cénico,bailes e convivios,angariavam fundos para dar continuidade ao seu principal objectivo, que era a beneficiência, fortalecendo assim o associativismo. Mais tarde estendeu-se o leque a outras actividades.
Fundado em 12 de Outubro de 1924, o Grupo Dramático e Beneficiente do Monte Aventino em 7 de outubro de 1946 passou a designar-se Grupo Dramático do Monte Aventino passando para a rua Dr. Henrique de Miranda,208 até abril 1975.
Com novas instalações na rua Manuel Carqueja, 50 no bairro do comercio do porto, que era pertença da familia proprietária do jornal " O Comércio do Porto", daí a proveniência dos nomes das ruas de Bento ,Francisco e Manuel Carqueja. Foram construidas casas onde vivem familiares dos primeiros ocupantes e trabalhadores do jornal.
Carlos Viana, Paulino Garcia e seus amigos fundam em 24 de Outubro de 1924 um grupo de teatro, começando os primeiros ensaios e quotizações, em casas particulares de António Costa e Ernesto Coelho. A este grupo de amigos ,deve-se a transferência para um barracão de uma antiga fábrica de bonecas para os ensaios de teatro e assim como a aprovação dos estatutos em 8 de maio de 1928.
Através do seu grupo cénico, bailes e convivios, angariavam fundos para dar implemento ao seu objectivo principal, que era a beneficiência ap mais alto nível.Fortalece o associativismo. Foi criada uma biblioteca popular, que muito veio contribuir, para a dimenção educativa dos habitantes do bairro.
O Grupo teve grandes momentos através das marchas S. Joaninas, concursos do SNI e do teatro, onde teve grandes nomes no grupo cénico.
Mais tarde com o futebol amador viria a fundir-se com o Atlético Clube do Monte Aventino e acabando por ser uma potência a nivel regional de futebol da Associação de Futebol do Porto.
Porém ,foi o Ténis de Mesa que levou o "MONTE" a ser conhecido em todo o território nacinal.
Em 1991 tomou posse uma direcção que o grande objectivo era construir uma nova sede no local onde tinham comprado o terreno. Com ajuda de sócios , Junta de Freguesia de Campanhã e principalmente da Camara Municipal do Porto foi construido um edificio que hoje toda a comunidade do Monte Aventino se pode orgulhar